A história antiga relata vários casos de pessoas enterradas vivas, como forma de castigo
Enterro prematuro, enterro vivo ou funeral vivo significa ser enterrado ainda vivo.
Isso pode acontecer intencionalmente como uma forma de tortura, assassínio ou método de execução, mas também pode acontecer com o consentimento da vítima com o objetivo de escapar ou como forma de suicídio.
A vítima também pode ser enterrada viva por engano, ao supor-se que está morta quando não o está.
Diz-se que o medo de ser enterrado vivo é um dos mais comuns medos humanos.
Confira abaixo uma lista de 7 caos que chocaram o Brasil e o mundo.
Provavelmente você já deve ter visto alguém matar por ciúme. Mas e para provar amor? Pois é! Esse jovem de 18 anos é suspeito de ter assassinado um homem no município de Araçagí, a 64 km de João Pessoa, no Brejo da Paraíba. Ele teria cometido o crime e enterrado a vítima ainda viva a pedido da namorada, uma adolescente de 16 anos, como uma prova de amor. Na delegacia, ele confessou o crime e ainda disse ao delegado que sentiu vontade de comer o fígado da vítima.
Jovens são presos por enterrar morador de rua vivo na praia do Leblon (RJ). Os três envolvidos no caso foram presos em flagrante. Eles tentavam enterrar o morador de rua vivo, quando os policiais apareceram. Dois deles eram menores de idade. E segundo a polícia, o crime foi motivado por estupro.
Jovem foi enterrada viva no noroeste do Rio. O corpo dela foi encontrado no dia 17 de outubro, em uma casa de veraneio, em São João da Barra. Ela morava em Cardoso Moreira, no noroeste fluminense, e era funcionária da Prefeitura de Italva. Na ocasião, a delegada do caso, Madeleine Farias, disse que o motivo do crime seria uma simples discussão.
Em Belém-PA, homem confessa ter ajudado a enterrar grávida ainda viva após roubo de bebê. A mulher forjou uma gestação e chamou Elizabeth em casa com a desculpa de entregar roupas para a criança. Ela foi agredida e quando desmaiou teve a barriga cortada com uma gilete, segundo a polícia. O bebê foi retirado e a vítima enterrada ainda viva no quintal da casa da suspeita.
Uma adolescente de apenas 13 anos foi enterrada viva após ser estuprada por dois homens no Paquistão. Apesar da crueldade, a jovem conseguiu cavar um buraco e escapar do túmulo com vida.
Após ser espancada, mulher é enterrada viva pelo ex-companheiro e sobrevive. A vítima procurou o agressor para cobrar o pagamento de uma pensão alimentícia, sem saber que seria espancada, abusada sexualmente e estrangulada. O criminoso achou que a mulher estava morta e a enterrou no meio do mato. Ela foi encontrada, ainda com vida, por um lavrador que trabalhava na região.
Imagine a cena... Este rapaz foi enterrado vivo por engano. Supostamente morto, Francisco terá que provar na Justiça que está vivo, após ser confundido com uma vítima de atropelamento na Bahia.